Pular para o conteúdo principal

Apache, PHP e MySQL em Windows 7 64bits


Sempre tive problemas para instalar WAMP, com este tutorial funcionou tudo às mil maravilhas, todos os créditos vão para o blog da Spotlight (http://www.spotlight.com.br/blog/).

Uma observação: aqui é mencionado os arquivos de 64bits e diretórios referentes a isso, não é necessário, podem ser as versões normais (32bits) e os diretórios básicos ou de sua preferência.


Downloads

Será necessáro o download das versões não-oficiais do Apache e do PHP, que você encontrará nos seguintes links:

http://www.blackdot.be/?inc=apache/binaries
Current version (November 2008): httpd-2.2.10-win64.zip

http://www.fusionxlan.com/PHPx64.php
Current version (September 2008): 5.2.5

O MySQL, como disse anteriormente, já possui uma versão oficial para Windows 64bit binaries. Basta procurar em
http://dev.mysql.com/downloads/mysql/

Instalando o Apache

Crie uma pasta no seu drive C (ou em qq outra unidade). Para exemplificar eu criei a pasta c:/apache64. Descompacte todo o conteúdo do Apache previamente baixado nesta basta.

Edite o arquivo de configuração do Apache (C:/apache64/conf/httpd.conf) e modifique os seguintes dados:your system.

ServerRoot “C:/apache64″
ServerName localhost:80
DocumentRoot “C:/apache64/htdocs”

DirectoryIndex index.html index.htm index.php

Eu costumo utilizar a extensão mod_rewrite em muitos projetos, então para carregá-la bastou descomentar a linha que carrega o módulo:

LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

Abra o prompt de comando do Windows (Start -> Run/Search -> cmd), vá até a pasta do Apache (CD C:\apache64) e execute os seguintes comandos:

bin\httpd.exe -k install
bin\httpd.exe -k start


Com isso seu Apache deverá estar rodando. Se quiser se certificar disso, aponte seu browser para http://localhost e veja se aparece a tela padrão do servidor.

Uma boa opção é também instalar o monitor do Apache. Abra a pasta bin e execute o arquivo ApacheMonitor.exe. Ele será automaticamente carregado no tray do Windows e por ele você poderá iniciar, parar ou reiniciar o Apache mais facilmente.

Uma última dica: costumo setar uma pasta diferente para os arquivos que estão “rodando” no servidor. Como tenho dois HDs neste máquina, utilizo sempre um outro HD, sem permissões de acesso a “qualquer um” como a pasta htdocs. Para isso basta mudar no httpd.conf o argumento document_root

Instalando o PHP

Faremos a instalação do PHP como um módulo do Apache, forma mais segura e simples de executar. Crie uma pasta, por exemplo, C:/php e descompacte o conteúdo do arquivo zpado do PHP dentro dela. Abra o arquivo de configuração do Apache (C:/apache64/conf/httpd.conf) para dizer ao servido como carregar o PHP. Logo abaixo as linhas de “Load Module”, insira as seguintes chamadas:

LoadModule php5_module “C:/php/php5apache2_2.dll”
AddType application/x-httpd-php .php

# configure the path to php.ini
PHPIniDir “C:/php”


IMPORTANTE! Copie para o diretório de sistema do Windows (C:/Windows/system32) os seguintes arquivos:
C:/php/php5ts.dll
C:/php/php5isapi.dll
C:/php/php5apache2_2.dll
C:/php/ext/php_mysql.dll
C:/php/libmysql.dll

Faça uma cópia do arquivo php.ini-dist renomeando-a para php.ini. Este é o arquivo de configurações do PHP. Abra-o e modifique os seguintes parâmetros:

extension_dir = “C:/php/ext/”

Recomendo a utilização das extensões mais comuns. Basta remover o # no início de cada linha:
extension=php_gd2.dll
extension=php_mysql.dll
extension=php_zip.dll
extension=php_curl.dll
extension=php_soap.dll

Configure a pasta de armazenamento de seções, por exemplo, C:/sessiontmp.

session.save_path = “C:/sessiontmp”

Reinicie o Apache e teste com o phpinfo() as configurações de seu PHP.

Instalando o MySQL

Para finalizar vem a parte mais mamão-com-açúcar do tutorial. Se você fez o download do instalador (MSI) basta executá-lo e ir seguindo passo a passo as configurações do seu servidor MySQL. Simples demais!

Comentários

Thom disse…
salvou minha vida :D

Postagens mais visitadas deste blog

X5 - SEU ACESSO A ESTE SISTEMA FOI BLOQUEADO - CEF

Prezados, Um amigo meu teve seu acesso ao site da Caixa Econômica Federal - CEF foi bloqueado.  Ao ligar para o suporte, não obteve sucesso no desbloqueio, sendo a única "alternativa" FORMATAR A MÁQUINA para que assim, a "identificação" do computador pudesse mudar, tudo ser reinstalado com essa nova identificação e desbloqueado o acesso. Não contente com isso buscamos na internet algum caso parecido e nos deparamos com vários casos iguais e com a mesma "solução".    Sendo esta uma solução "fatal",  um dos comentários de um caso no site "Reclame Aqui" ofereceu uma solução melhor: "Va até o painel de controle e desinstale o programa "WARSAW", quando reiniciar o computador entre novamente no site pelo IE ou CHROME ele vai reinstalar o programa . Pronto Resolvido!" Feito isso ao tentar acessar o site é instalado novamente o "módulo de segurança" (que demora bastante por sinal) e tudo voltou ao normal.

Excluindo arquivos e pastas de backup antigas automaticante - FORFILES

Tenho rotinas de backup que copiam/criam diretórios e estes são compactados.  O problema é que, se os mais antigos não forem apagados, perde-se grandes espaços em disco.  Buscando soluções para linhas de comandos em arquivos bat (batch/DOS) encontrei o (milagroso) comando FORFILES onde com duas linhas de comando, resolvi meu problema: 1 - apaga somente os arquivos .rar com mais de 3 dias FORFILES /P "c:\seudiretorio\seusubdiretorio" /M *.rar /D -3 /C "cmd /c echo @path" 2 - apaga os arquivos dos diretórios com mais de 3 dias FORFILES /P "D:\Backup_Geral\Backup_DBs_EGTec" /D -3 /C "cmd /c del @path /q" 3 - Apaga os diretórios com mais de 3 dias FORFILES /P "D:\Backup_Geral\Backup_DBs_EGTec" /D -3 /C "cmd /c rd @path /s /q" Com estes comandos sendo executados por um arquivo batch (.bat) os backups com mais de 3 dias (no meu caso) são excluídos automaticamente. Para maiores detalhes sobre o comando e seus parâmetros

Acentos em Alert box - Javascript

Esta é para quem, assim como eu, sempre teve problemas de acentuação de caracteres nas caixas de alerta do javascript em suas páginas: substitua o acento pelo seu código em Unicode. Por exemplo: alert('Este é um teste de acentuação em um Alert Box.'); Mensagem substituída: alert(' Este \u00e9 um teste de acentua\u00e7\u00e3o em um Alert Box .'); Segue a tabela de codificação a ser utilizada: á = \u00e1 à = \u00e0 â = \u00e2 ã = \u00e3 ä = \u00e4 Á = \u00c1 À = \u00c0 Â = \u00c2 Ã = \u00c3 Ä = \u00c4 é = \u00e9 è = \u00e8 ê = \u00ea ê = \u00ea É = \u00c9 È = \u00c8 Ê = \u00ca Ë = \u00cb í = \u00ed ì = \u00ec î = \u00ee ï = \u00ef Í = \u00cd Ì = \u00cc Î = \u00ce Ï = \u00cf ó = \u00f3 ò = \u00f2 ô = \u00f4 õ = \u00f5 ö = \u00f6 Ó = \u00d3 Ò = \u00d2 Ô = \u00d4 Õ = \u00d5 Ö = \u00d6 ú = \u00fa ù = \u00f9 û = \u00fb ü = \u00fc Ú = \u00da Ù = \u00d9 Û = \u00db ç = \u00e7 Ç = \u00c7 ñ = \u00f1 Ñ = \u00d1 & = \u0