quarta-feira, agosto 10, 2016

Problemas ao abrir planilhas com conteúdo HTML XMLNS no Excel


Prezados, hoje, após uma atualização do Excel verifiquei que os arquivos de planilhas exportados dos nossos scripts em HTML / XMLNS não abriam no Excel.  Ao "vasculhar" na internet em busca de uma solução achei uma "dica" em um site explicando que o problema é devido a uma atualização da Microsoft que bloqueou a abertura de arquivos, considerados por eles, "suspeitos".  Devido a isso a solução mais viável é dizer ao Excel que uma pasta (e suas subpastas) são "confiáveis" e assim ele abre todos os arquivos desta pasta.

Vá em Opções > Central de Confiabilidade, como na figura abaixo:



Clique "Procurar" e selecione a pasta em que os arquivos serão salvos, depois clique em "Adicionar um novo local", selecione a pasta e marque a opção "As subpastas deste local também são confiáveis":


Clique em Ok, feche todas as janelas e pronto.  O único problema é que, todos os arquivos que foram exportados em HTML com a extensão XLS devem ser salvos nesta pasta que você definiu.


Caso não prefira fazer dessa forma, existe a opção de desbloquear os arquivos individualmente, para isso clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo > Propriedades > Na guia "Geral", marcar o botão "Desbloquear" e depois clicar em "Ok".


Lembrando que este problema surgiu de uma atualização de segurança do Microsoft Office. Até que a Microsoft disponibilize um novo patch para "corrigir" esta "mancada", estas são as melhores soluções.

Adaptado do site: https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/2fd89045-7f5b-4c88-8e8e-d18d4efa403d/excel-no-abre-mais-contedo-html-xmlns?forum=officept

Abraços.

Um comentário:

Eric Nagao disse...

Muito obrigado pela dica Cristiano !