Pular para o conteúdo principal

Problemas ao abrir planilhas com conteúdo HTML XMLNS no Excel


Prezados, hoje, após uma atualização do Excel verifiquei que os arquivos de planilhas exportados dos nossos scripts em HTML / XMLNS não abriam no Excel.  Ao "vasculhar" na internet em busca de uma solução achei uma "dica" em um site explicando que o problema é devido a uma atualização da Microsoft que bloqueou a abertura de arquivos, considerados por eles, "suspeitos".  Devido a isso a solução mais viável é dizer ao Excel que uma pasta (e suas subpastas) são "confiáveis" e assim ele abre todos os arquivos desta pasta.

Vá em Opções > Central de Confiabilidade, como na figura abaixo:



Clique "Procurar" e selecione a pasta em que os arquivos serão salvos, depois clique em "Adicionar um novo local", selecione a pasta e marque a opção "As subpastas deste local também são confiáveis":


Clique em Ok, feche todas as janelas e pronto.  O único problema é que, todos os arquivos que foram exportados em HTML com a extensão XLS devem ser salvos nesta pasta que você definiu.


Caso não prefira fazer dessa forma, existe a opção de desbloquear os arquivos individualmente, para isso clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo > Propriedades > Na guia "Geral", marcar o botão "Desbloquear" e depois clicar em "Ok".


Lembrando que este problema surgiu de uma atualização de segurança do Microsoft Office. Até que a Microsoft disponibilize um novo patch para "corrigir" esta "mancada", estas são as melhores soluções.

Adaptado do site: https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/2fd89045-7f5b-4c88-8e8e-d18d4efa403d/excel-no-abre-mais-contedo-html-xmlns?forum=officept

Abraços.

Comentários

a disse…
Muito obrigado pela dica Cristiano !

Postagens mais visitadas deste blog

X5 - SEU ACESSO A ESTE SISTEMA FOI BLOQUEADO - CEF

Prezados, Um amigo meu teve seu acesso ao site da Caixa Econômica Federal - CEF foi bloqueado.  Ao ligar para o suporte, não obteve sucesso no desbloqueio, sendo a única "alternativa" FORMATAR A MÁQUINA para que assim, a "identificação" do computador pudesse mudar, tudo ser reinstalado com essa nova identificação e desbloqueado o acesso. Não contente com isso buscamos na internet algum caso parecido e nos deparamos com vários casos iguais e com a mesma "solução".    Sendo esta uma solução "fatal",  um dos comentários de um caso no site "Reclame Aqui" ofereceu uma solução melhor: "Va até o painel de controle e desinstale o programa "WARSAW", quando reiniciar o computador entre novamente no site pelo IE ou CHROME ele vai reinstalar o programa . Pronto Resolvido!" Feito isso ao tentar acessar o site é instalado novamente o "módulo de segurança" (que demora bastante por sinal) e tudo voltou ao normal.

Excluindo arquivos e pastas de backup antigas automaticante - FORFILES

Tenho rotinas de backup que copiam/criam diretórios e estes são compactados.  O problema é que, se os mais antigos não forem apagados, perde-se grandes espaços em disco.  Buscando soluções para linhas de comandos em arquivos bat (batch/DOS) encontrei o (milagroso) comando FORFILES onde com duas linhas de comando, resolvi meu problema: 1 - apaga somente os arquivos .rar com mais de 3 dias FORFILES /P "c:\seudiretorio\seusubdiretorio" /M *.rar /D -3 /C "cmd /c echo @path" 2 - apaga os arquivos dos diretórios com mais de 3 dias FORFILES /P "D:\Backup_Geral\Backup_DBs_EGTec" /D -3 /C "cmd /c del @path /q" 3 - Apaga os diretórios com mais de 3 dias FORFILES /P "D:\Backup_Geral\Backup_DBs_EGTec" /D -3 /C "cmd /c rd @path /s /q" Com estes comandos sendo executados por um arquivo batch (.bat) os backups com mais de 3 dias (no meu caso) são excluídos automaticamente. Para maiores detalhes sobre o comando e seus parâmetros

Acentos em Alert box - Javascript

Esta é para quem, assim como eu, sempre teve problemas de acentuação de caracteres nas caixas de alerta do javascript em suas páginas: substitua o acento pelo seu código em Unicode. Por exemplo: alert('Este é um teste de acentuação em um Alert Box.'); Mensagem substituída: alert(' Este \u00e9 um teste de acentua\u00e7\u00e3o em um Alert Box .'); Segue a tabela de codificação a ser utilizada: á = \u00e1 à = \u00e0 â = \u00e2 ã = \u00e3 ä = \u00e4 Á = \u00c1 À = \u00c0 Â = \u00c2 Ã = \u00c3 Ä = \u00c4 é = \u00e9 è = \u00e8 ê = \u00ea ê = \u00ea É = \u00c9 È = \u00c8 Ê = \u00ca Ë = \u00cb í = \u00ed ì = \u00ec î = \u00ee ï = \u00ef Í = \u00cd Ì = \u00cc Î = \u00ce Ï = \u00cf ó = \u00f3 ò = \u00f2 ô = \u00f4 õ = \u00f5 ö = \u00f6 Ó = \u00d3 Ò = \u00d2 Ô = \u00d4 Õ = \u00d5 Ö = \u00d6 ú = \u00fa ù = \u00f9 û = \u00fb ü = \u00fc Ú = \u00da Ù = \u00d9 Û = \u00db ç = \u00e7 Ç = \u00c7 ñ = \u00f1 Ñ = \u00d1 & = \u0